Fundo Municipal para Atendimento dos Direitos da Criança e do Adolescente inicia campanha

O Fundo Municipal para Atendimento dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMADCA), que é vinculado ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA-Rio), inicia campanha para arrecadar recursos que serão destinados a financiar projetos voltados ao público infanto-juvenil em 2019. Para se ter uma ideia da importância destas arrecadações, apenas em 2018, 12 entidades receberam recursos do Fundo, beneficiando até 1.800 jovens.

As pessoas ou empresas têm a possibilidade de destinar parte de seu Imposto de Renda aos projetos financiados pelo FMADCA, no momento em que fizerem a suas declarações. Se a doação for de Pessoa Jurídica, o percentual é de 1% do imposto devido, com base no lucro real. Caso a declaração seja feita por pessoa física, o percentual a ser destinado é de 6% do valor devido, desde que a doação seja realizada até o dia 31 de dezembro de 2018. Após esta data, o contribuinte poderá destinar 3% do valor devido do Imposto de Renda do ano fiscal de 2018, no ato da declaração de renda em 2019.

- Doar pela isenção fiscal é uma forma humanitária de ajudar crianças e adolescentes através do esporte, arte, saúde, educação e lazer a construir cidadania. Isso interfere não apenas no futuro deles, mas também de suas famílias, do comércio no entorno e oferece oportunidade de emprego para pessoas que vão trabalhar nas instituições. Sem este recurso, a maior parte das entidades não poderiam manter seus projetos – explica Carlos Lauderlino, conselheiro do CMDCA-Rio.

Para receber recursos do Fundo, a instituição precisa ter registro no CMDCA-Rio, apresentar um projeto que conste cronograma de trabalho e financeiro, passar pela análise de uma banca avaliadora, fazer a entrega dos documentos necessários e assinar convênio com a Prefeitura. Após passar por todos estes transmites, a instituição passa a receber as parcelas mensais do recurso, que normalmente vigora pelo prazo de 1 a 2 anos. As instituições são fiscalizadas in loco todos os meses pelos profissionais dos Centros de Referência Especializados da Assistência Social (CREAS) e técnicos do CMDCA-Rio, além de apresentarem prestação e contas à Prefeitura.

Um exemplo da aplicabilidade do recurso pode ser constatado no Centro de Orientação e Reabilitação Beneficente de Inhaúma (CORBI). Lá, 50 crianças e adolescentes, entre 7 e 14 anos, participam de projeto de reforço escolar, atividades lúdicas e estímulo à leitura. Além das aulas, eles recebem desjejum, almoço e lanche da tarde. Para isso, 5 funcionários ficam à disposição para atender os jovens.

- Só conseguimos manter o projeto de reforço escolar na nossa instituição graças a o recurso que recebemos do Fundo. É importante percebermos que o benefício não se limita às crianças e aos adolescentes, mas a toda a família, já que possibilita, por exemplo, que a mãe trabalhe, o que pode fazer uma grande diferença no orçamento da família. Vale lembrar que os estudantes vêm encaminhados das escolas da redondeza – detalha Marcia Trindade, administradora do CORBI.

Como doar?

1 – Acesse o site do CMDCA-Rio pelo endereço https://cmdcario.com.br/como_doar_form.php

2 – Lá, constam os dados bancários para que seja feito o depósito ao Fundo;

3 – Com o comprovante em mãos, preencha o formulário disponível na página;

4 – Você receberá por e-mail o recibo de doação emitido pelo FMADCA e é com este documento que fará a dedução do Imposto de Renda.

Para mais informações, acesse https://cmdcario.com.br/como_doar.php ou pelos telefones (21) 2976-1522 ou 2976-2993.

Acesse nosso Canal do Youtube e compartlhe nossa campanha: https://www.youtube.com/channel/UCAU_QEzX-fmy5Wdj6H8LRVA