Instituto Protetor dos Pobres e Crianças - Abrigo Maria Imaculada IPPCAMI

O projeto denominado Brincando e Estudando atua com ações que asseguram a defesa e garantia de direitos de crianças e adolescentes, tendo como base para o trabalho o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente – Lei nº 8.069). Atende, gratuitamente, 100 crianças e adolescentes, de 4 a 14 anos, provenientes de famílias em situação de vulnerabilidade social, moradoras do entorno da instituição.

A proposta se concentra no fortalecimento de vínculos familiares e comunitários e no desenvolvimento de habilidades, com ações socioeducativas, em horário complementar ao da escola. O planejamento das ações valoriza o conhecimento, incentiva e ajuda nas tarefas escolares, estimula potencialidades de cada um, com foco de atenção para esporte e cultura, dando valor a educação solidária, em uma cultura de paz e respeito mútuo. O atendimento é de 4 horas diárias, realizado de forma contínua desde 2004.

 

O Projeto Brincando e Estudando conta com uma gama diversificada de atividades, que objetiva atender a necessidade de cada criança para um desenvolvimento saudável, entre elas estão:

INICIAÇÃO ESPORTIVA: Quadra Esportiva - Futebol, Vôlei e outras modalidades de jogos em grupo a partir de uma visão do esporte como atividade socioeducativa.

REFORÇO ESCOLAR: O dinamizador de apoio pedagógico orienta em pesquisa, tarefas escolares, promove o reconhecimento e conhecimento de expressões culturais e artísticas, realiza atividades de artes plásticas e literatura.

LITERATURA: O dinamizador de Literatura conta histórias, estimula a leitura e interpretação, com foco na literatura nacional.

INFORMÁTICA: Noções básicas de informática, favorecendo a inclusão digital. O professor orienta as aulas de forma dinâmica, com conhecimentos básicos e aulas práticas e teóricas, com incentivo a pesquisa e acesso à internet.

EXPRESSÃO CORPORAL: Promove a expressão corporal e técnicas dramáticas, com utilização de recursos audiovisuais, plásticos e outros, dando noções de ritmo, técnicas de relaxamento, exercícios de conscientização do próprio corpo, improvisação, dicção e jogo dramático.

TEORIA E PRÁTICA (PERCUSSÃO): Prática para estimular as habilidades no campo da música, sendo a utilização de instrumentos de percussão o foco principal, mas também recebem aula com instrumentos de corda, como violão e cavaquinho.

GARANTIA DE DIREITOS – ECA: A proposta é compreender o ECA a partir da visão das próprias crianças e adolescentes, com dinâmicas, atividades lúdicas, elaboração de textos e discussões em grupo.

RECREAÇÃO: Garantir espaço e tempo para a recreação livre e dirigida, envolvendo todos com a brincadeira, com ou sem utilização de instrumentos ou brinquedos. 

AMPLIAÇÃO DO UNIVERSO CULTURAL: Visitas guiadas a museus, centro culturais, exposições, aulas-passeio, cinema, circo, teatro e shows.

APRESENTAÇÕES CULTURAIS: Em atividades externas ao projeto há apresentações da BANDA AMI (Banda de Percussão), teatro, música, dança e capoeira, para familiares, comunidade local, escolas públicas e outros eventos.

ENTREVISTAS INDIVIDUAIS: Acompanhamento desde a primeira entrevista, compreendendo o motivo da inserção no projeto, o grau de vulnerabilidade, o mapeamento das famílias e a situação sócio econômica.

VISITAS DOMICILIARES: Realizadas sempre que a equipe reconhecer a necessidade, ou por solicitação do familiar ou da criança.

REUNIÕES SOCIOEDUCATIVAS COM FAMILIARES: Discussão de questões relativas ao desenvolvimento das crianças e adolescentes e os relacionamentos familiares. As propostas dos temas a serem abordados deverá partir do próprio grupo de familiares em reuniões socioeducativas.

APRESENTAÇÃO E EXPOSIÇÕES: Participação dos familiares nas atividades do projeto e apresentações culturais.

Site: https://www.ippcami.org.br/