CMDCA-Rio e SMAS distribuem 743 pulseiras de identificação para crianças e adolescentes
Foram distribuídas 743 pulseiras de identificação para crianças e adolescentes no Sambódromo, no Terreirão e na Intendente Magalhães, no primeiro dia de Carnaval. No Sambódromo, a Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) atua em parceria com o Grupamento de Ronda Escolar da Guarda Municipal e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA-Rio), no programa “Folia Legal”. Nos cinco dias de Carnaval estarão sendo disponibilizadas dez mil pulseiras, além de realizada campanha de orientação e conscientização sobre violações aos direitos das crianças e dos adolescentes, como no caso de consumo de álcool e trabalho infantil, entre outros.
Enquanto as equipes de abordagem social da SMAS atenderam 289 pessoas em situação de rua nas áreas do Carnaval e nas zonas Norte e Sul, sendo que dez pessoas foram acolhidas.
Também com o CMDCA, funcionários da Assistência Social distribuíram 800 folders e ventarolas da campanha de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, no Sambódromo, no Terreirão e na Intendente Magalhães.
A SMAS conta com 400 funcionários nas ruas do Rio neste Carnaval, sendo 80 diariamente. Na Rua Benedito Hipólito 163 há um espaço para atendimento de crianças desacompanhadas ou perdidas dos responsáveis, filhos de ambulantes que estiverem trabalhando no entorno do Sambódromo, ou crianças e adolescentes em situação de violação de direitos, como trabalho infantil.
Fonte e fotos: SMAS/Divulgação