CMDCA e SMAS lançam campanhas de proteção à crianças e adolescentes no Carnaval

Nesta segunda-feira, dia 18 de abril, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA-Rio) e a Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) lançaram, na Praça da Apoteose, a campanha de prevenção e combate à exploração sexual de crianças e adolescentes e, também, a campanha de doação ao Fundo Municipal para Atendimento dos Direitos da Criança e do Adolescente.

O ponto alto das campanhas será no desfile dos blocos mirins, no domingo, dia 24 de abril, no Sambódromo. Faixas de dez metros serão estendidas na avenida do Carnaval e adolescentes da URS (Unidade de Reinserção Social) Paulo Freire desfilarão com camisas da campanha.

Esses adolescentes integram o time do Inclui Rio, projeto da SMAS que forma cineastas e outros especialistas em artes cinematográficas que vivem ou viveram em abrigos da Prefeitura, em parceria com a ABC Cursos de Cinema e a RioFilme. O coordenador desse projeto é o cineasta Pedro Dannemann que, no Sambódromo, filmará com os adolescentes cenas para curtas-metragens de Carnaval, a serem disponibilizados na plataforma digital do projeto: https://linktr.ee/mostraincluirio em 18 de maio.

Esse é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A campanha no Carnaval é uma prévia da celebração dessa luta, já que nos dias de folia aumenta em cerca de 20% o número de denúncias de crimes sexuais contra crianças e adolescentes através do Disque 100.

- O CMDCA já tem uma história de fazer campanha de sensibilização e neste ano estamos inovando com a Secretaria Municipal de Assistência Social com a Campanha de Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes com faixas passando na avenida, além de ventarolas e camisetas. É importante a população entender que a proteção de crianças e adolescentes é responsabilidade de todos e nós como controle social como Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente temos essa obrigação de mostrar para a população o quanto qualquer tipo de violação é responsabilidade de todos coibir, evitar, fiscalizar e não deixar acontecer – explica a presidente do CMDCA-Rio, Érica Arruda.

Enquanto a campanha para incentivar doações ao FMDCA é realizada em parceria com o Conselho Regional de Contabilidade (CRC). A ideia é atrair mais cariocas no Carnaval para que doem com desconto no Imposto de Renda, de acordo com a legislação.

Lançamento

Será lançado em maio o Plano Municipal de Enfrentamento às Violências Sexuais contra Crianças e Adolescentes. O documento foi elaborado por conselheiros de direito da sociedade civil e governamental do CMDCA-Rio e contou com a contribuição de mais de 70 profissionais envolvidos com a causa. O Plano começou a ser revisado em 2018 e levou três anos para ficar pronto. O objetivo é que ele seja implementado no município do Rio de Janeiro e sirva de modelo para outros municípios. Este documento visa ajudar na prevenção e no combate a este tipo de violência.