CMDCA-Rio e Guarda Municipal do Rio promovem ação durante o Reveillon
Ao longo do dia 31 de dezembro de 2021, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA-Rio) junto com a Guarda Municipal do Rio (GM-Rio), estiveram presentes entre os postos 2 e 3 da Avenida Atlântica na Praia de Copacabana, distribuindo pulseiras de identificação para crianças. O objetivo foi prevenir e evitar casos de crianças perdidas e também conscientizar os responsáveis sobre a importância de adotar medidas de segurança em grandes eventos.
- Na parte da manhã, entre 8h e 12h, distribuímos 70 pulseiras de identificação para crianças que estão na Praia de Copacabana e no seu entorno. Essa distribuição acontece todos os anos e é feita pela Guarda Municipal e pelo CMDCA-Rio. Quando acontece caso de crianças perdidas, se elas estiverem identificadas, elas são encaminhadas a um contêiner da Secretaria Municipal de Assistência Social e é acionada o Conselho Tutelar e uma rede de apoio para identificar a família. – explicou a presidente do CMDCA-Rio, Érica Arruda.
As pulseiras são impermeáveis, coloridas e levam o nome da criança e telefone de contato do seu responsável, a fim de localizar os pais caso percam o filho na praia. A estratégia também é utilizada diariamente pelos guardas do Subgrupamento de Operações de Praia (SGOP), nas areias, e ajuda a agilizar na localização dos pais ou responsáveis.