CMDCA-Rio, CEPIA e Redes da Mar promovem roda de conversa com jovens

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA-Rio) em parceria com a CEPIA e a Redes da Maré organizou, no dia 15 de dezembro, o encontro virtual Papo reto na roda: juventude e protagonismo, que contou com a participação de adolescentes entre 12 a 17 anos. Os facilitadores foram Debora Pinheiro e Lucas Marçal, da equipe jovem da CEPIA, além de professores e professoras da rede municipal. O CMDCA-Rio foi representado pela conselheira de direito Maria America Diniz Reis, a também conselheira de direito, Inês Cristina Di Mare Salles, da Redes da Maré, e Andrea Romani e Karla Oldane, da CEPIA.

O encontro se inseriu nas atividades de revisão do Plano Municipal de Enfrentamento as Violências Sexuais contra Crianças e Adolescentes e teve como objetivo ouvir e aprender com adolescentes, analisar suas expectativas de participação e protagonismo na identificação e prevenção da violência sexual.

A partir de simulações de conversas entre vizinhos, os jovens compartilharam medos, preocupações e relatos de violência sexual, ao mesmo tempo que apresentaram diversas sugestões sobre de que forma consideram que podem exercer maior protagonismo na defesa de seus direitos.

O ponto de partida para essas reflexões foram as propostas apresentadas por adolescentes, na XI Conferência Municipal dos Direitos de Criança e do Adolescente, realizada em 2018.