GT de Rua realiza reunio sobre Censo 2020

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA-Rio), por intermédio do GT de Implementação e Monitoramento da Política Municipal de Atendimento a Crianças e Adolescentes em Situação de Rua, realizou na última sexta-feira, dia 16 de outubro de 2020, uma reunião que teve como pauta a apresentação da metodologia do censo para população de rua feita pela comissão organizadora, que é formada por integrantes da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH) e do Instituto Pereira Passos (IPP).

Os pesquisadores aplicarão os questionários nos dias 26, 27, 28 e 29 de outubro de 2020. O recenciamento engloba tanto adultos quanto crianças. O objetivo é usar os dados para melhorar os serviços de atendimento para estas pessoas. A pesquisa vai apurar, entre outros temas, se eles foram para a rua depois da pandemia da Covid-19. O censo será aplicado em pessoas em situação de rua, as que estão em unidades de acolhimento e as em cenas de uso de droga.

O resultado é de fundamental importância para que o CMDCA-Rio delibere sobre politicas públicas para crianças e adolescentes. A intenção da SMASDH é que o recenciamento seja realizado anualmente. 

- O CMDCA valoriza a iniciativa da Secretaria de fazer a pesquisa por entender que não se faz política pública sem dados da situação, mas nas próximas etapas gostaríamos de participar do processo – afirma a coordenadora do GT, Lucimar Correa.