CMDCA-Rio e Guarda Municipal distribuem 4,5 mil pulseiras de identificao de crianas

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA-Rio) distribuiu durante o Réveillon, em parceria com a Guarda Municipal, a Fundação para a Infância e Adolescência (FIA) e a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH), 4,5 mil pulseiras de identificação, visando aumentar a proteção a este público.

- O foco desta ação é a proteção das crianças e dos adolescentes em mega eventos, através da identificação e conscientização de todos, visando a diminuição de desaparecimentos deste público em eventos de grande porte. Nossa ação durante o Révellion foi muito exitosa – resume a vice-presidente do CMDCA-Rio e integrante da Guarda-Municipal, Carla Marize Augusta da Silva.

A iniciativa contou com equipe especializada distribuídas na orla, aeroportos e na rodoviária. Para atrair a atenção de crianças e adolescentes e torná-la mais visível, foram colocados bonecos da Guarda Municipal, banners e distribuídas cinco mil ventarolas nos locais.

O principal objetivo foi criar nas pessoas a cultura de identificar crianças e adolescentes em qualquer lugar onde elas estejam. Isso porque muitos pais ou responsáveis não tem ideia do quanto é alto o número de crianças desaparecidas e muitas pessoas só procuram os órgãos especializados quando o desaparecimento já foi consumado. Por isso, a equipe não apenas entregou a pulseira de identificação aos pais, como também os conscientizou dos riscos.