Conselheiros tutelares eleitos iniciam capacitao terica

Os candidatos eleitos no pleito de Conselho Tutelar mandato 2020 a 2023 iniciaram nesta segunda-feira, dia 02 de dezembro de 2019, a capacitação teórica acerca das normas do Estatuto da Criança e do Adolescente, com duração até a próxima sexta-feira, dia 06 de dezembro. O curso está sendo ministrado na UERJ, localizada na Rua São Francisco Xavier, 524, no Maracanã, das 8h às 17h. Participaram da composição da mesa de abertura as representantes da Comissão Eleitoral, Carla Marize da Silva (presidente do CMDCA-Rio) e Lucimar Correa (vice-presidente), além da Quésia Almeida, subsecretária de direitos humanos, da SMASDH.

- Será mais uma etapa de desafios e esperamos por parte de todos, esforços e empenhos que venham contribuir para a qualidade de atendimento na ponta. Nosso grande objetivo nesta fase é preparar de forma exemplar os profissionais de Conselho Tutelar – afirmou Carla Marize.

No primeiro dia de capacitação teve palestra de Ebe Campinha, com o tema: Marco histórico e legal da infância e juventude. Na parte da tarde, a palestra foi de Edvaldo Roberto, com o tema: Família e Plano Nacional de Convivência Familiar e Comunitária.

O conselheiro tutelar eleito como titular pelo CT de Madureira, José Francisco da Silva, falou sobre a expectativa em relação à capacitação.

- Essa capacitação parece que será bem diferente da anterior, pois agora está sendo exigido tanto de titulares como de suplentes que cumpram as 40 horas de curso presencial. A expectativa é que o próximo colegiado saia daqui com novos conhecimentos e novos horizontes em que os eleitos estarão certamente mais bem preparados – explicou.

Parte prática

No período compreendido entre 10 a 13 de dezembro de 2019 – das 8h às 17h (conforme cronograma de execução publicado no site do CMDCA).


Atenção: A capacitação in loco ou “Laboratório de Prática” terá atuação na CASS, no Conselho Tutelar para o qual o (a) candidato (a) foi eleito/a e na sede do Ministério Público (MPRJ) do respectivo território. (Candidatos veja a programação do seu CT no link:https://cmdcario.com.br/comunicados.php

A participação integral dos candidatos eleitos (titulares e suplentes) no concurso teórico e prático é obrigatória.

Mais informações sobre as eleições estão disponíveis no Diário Oficial da União (D.O.M.) e no site do CMDCA-Rio www.cmdcario.com.br