Com participao do CMDCA-Rio, FEPETI-RJ realiza reunio para lembrar o 18 de Maio

Nesta quinta-feira, dia 23 de maio, foi realizada a reunião mensal do FETEPI-RJ, que desta vez foi marcada por lembrar o 18 de Maio, conhecido nacionalmente como a data de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O evento aconteceu em Furnas.

Na abertura, a conselheira do CMDCA-Rio, Maria America Ungaretti Diniz Reis, apresentou os avanços e desafios sobre a exploração sexual no país.

- Desde a redemocratização, o Brasil teve avanços na área, mas ainda enfrenta uma realidade onde as políticas públicas não funcionam, pois as crianças ainda não são uma prioridade. Ainda não estamos preparados para buscar os nossos direitos em situações de violência – explicou América.

A pauta contou também com uma apresentação do Núcleo de Atendimento Psicológico Especializado Infantojuvenil de Petrópolis; apresentação das ações realizadas no quadro do Dia 18 de Maio nos municípios que participam do FEPETI-RJ; além do relato dos resultados da Oficina Articulando a Rede de Atendimento a Crianças e Adolescentes em Situação de Violência Sexual, realizada no último dia 17.

O Dia 18 de Maio é lembrado nacionalmente como a data de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Sendo assim, o CMDCA-Rio, em parceria com diversas instituições governamentais e não governamentais, no exercício de sua função de formulador de políticas públicas voltadas à proteção do público infanto-juvenil, promove uma série de eventos para discutir ações de combate a esta prática.

Para o dia 28 haverá a oficina sobre o Monitoramento do Plano Estadual de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes: Conquistas e Desafios, organizada pelo Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDECA-RJ). Para concluir, em 30 de maio, o Conselho promove seminário de encerramento das atividades para discutir formas de enfrentamento desta temática, com a participação de profissionais do Sistema de Garantia de Direitos, na sede da OAB. Este evento é aberto ao público e contará também com a participação do artista Ciro Sales, que integra a peça Moléstia, que traz essa temática. Também haverá assinatura do Termo de Colaboração entre CMDCA-Rio e Associação Brasileira das Indústrias Hoteleiras do Estado do Rio de Janeiro (ABIH-RJ), visando reforçar a segurança de crianças e adolescentes contra a exploração sexual e rapto durante hospedagem em hotéis, motéis, pensões ou congêneres. As empresas que aderirem receberão um selo de reconhecimento.