CMDCA-Rio e Canal Futura realizam oficina com presidentes de grmios estudantis

Nesta quarta-feira, dia 22 de maio, foi realizada uma oficina coordenada pelo Canal Futura, que teve como tema “Crescer Sem Violência”, destinada aos presidentes dos grêmios estudantis do Colégio Municipal Orlando Villas Boas. A ação é uma iniciativa do Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes (CMDCA-Rio), Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDECA-RJ), Acordo de Cooperação para ao Trabalho Infantil, CEPIA, Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH) e Secretaria Municipal de Educação (SME). O evento foi realizado na AMATRA.

Luana Dias e Luciana Ribeiro foram as facilitadoras da oficina e falaram sobre os objetivos desta iniciativa.

- Queremos sensibilizar os jovens a refletir sobre temas como sexualidade, gênero e corpo e torná-los multiplicadores. Eles também serão apresentados à ferramenta “Crescer Sem Violência”, produzida pelo Canal Futura -.

Os estudantes recebem um kit, com material impresso e programas de vídeo que traz orientações divididas em três assuntos: “O que é exploração?”, “Que abuso é esse?” e “Que corpo é esse?”.

A faixa etária dos presentes foi predominantemente entre 14 e 18 anos e uma das participantes foi a Amanda Souza, de 17 anos.

- Esta é a primeira vez que participo de uma oficina que aborda a violência sexual e gostei bastante. Acho importante este tipo de ação porque para muitas famílias o tema ainda é tabu - afirmou.

O Dia 18 de Maio é lembrado nacionalmente como a data de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Sendo assim, o CMDCA-Rio, em parceria com diversas instituições governamentais e não governamentais, no exercício de sua função de formulador de políticas públicas voltadas à proteção do público infanto-juvenil, promove uma série de eventos para discutir ações de combate a esta prática.

Para o dia 28 haverá a oficina sobre o Monitoramento do Plano Estadual de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes: Conquistas e Desafios, organizada pelo Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDECA-RJ). Para concluir, em 30 de maio, o Conselho promove seminário de encerramento das atividades para discutir formas de enfrentamento desta temática, com a participação de profissionais do Sistema de Garantia de Direitos, na sede da OAB. Este evento é aberto ao público e contará também com a participação do artista Ciro Sales, que integra a peça Moléstia, que traz essa temática. Também haverá assinatura do Termo de Colaboração entre CMDCA-Rio e Associação Brasileira das Indústrias Hoteleiras do Estado do Rio de Janeiro (ABIH-RJ), visando reforçar a segurança de crianças e adolescentes contra a exploração sexual e rapto durante hospedagem em hotéis, motéis, pensões ou congêneres. As empresas que aderirem receberão um selo de reconhecimento.