CMDCA-Rio promove primeira oficina sobre o Dia 18 de Maio

Dando início às oficinas programadas para discutir o combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, lembrado nacionalmente no dia 18 de maio, o Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes (CMDCA-Rio), em parceria com diversas instituições governamentais e não governamentais, realizou nesta sexta-feira, 17, um encontro que teve como tema “Articulando a Rede de Atendimento a Crianças e Adolescentes em Situação de Violência Sexual”. O evento foi realizado na sede da OAB e ficou lotado. Marcaram presença representando o CMDCA-Rio os conselheiros Lucimar Correa, Ana Lucia de Moraes Barros, Thaina Cardoso, André Rangel, Paula Caldas, e Maria America Ungaretti Diniz Reis, sendo esta última uma das organizadoras do evento sobre o qual falou:

- Nosso objetivo aqui é pensar quais recomendações podemos propor sobre este tema tão importante e queremos levar isso às nossas assembleias e ao nosso seminário do dia 30, tudo isso buscando formas de ampliar a discussão. Queremos que a oficina nos traga a possibilidade de discutir o trabalho que precisa ser feito a partir de uma rede articulada de cuidado com as nossas crianças e adolescentes – afirmou.

O evento contou com palestras de Sandra Levy, coordenadora do Núcleo de Depoimento Especial de Crianças e Adolescentes (NUDECA), Marcia Nogueira, assistente social do Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ) e André Rangel, psicólogo e conselheiro de direito do CMDCA-Rio, que também apresentou parte do trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Atenção à Criança e ao Adolescente (NACA).

- Quando a violência sexual e o abuso aparecem isso significa que muitas outras violações as antecederam. Temos que entender que esta violência é multifatorial e não faz parte de grupos específicos da sociedade. O desafio dos profissionais é saber o que se quer com esta escuta, sempre tendo em mente que crianças e adolescentes precisam ser protegidos – explicou Rangel.

Os participantes da oficina apresentaram um conjunto de recomendações que serão divulgadas e aprovadas no seminário dia 30 de maio.

A próxima oficina está agendada para o dia 21 de maio sobre Protagonismo Juvenil do Comitê de Proteção Integral, que tem como público alvo jovens de 15 a 17 anos dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, a ser realizado na Associação de Magistrados da Justiça do Trabalho (AMATRA). Já no dia 22 de maio ocorrerá outra oficina com os presidentes dos grêmios estudantis das escolas municipais da Secretaria Municipal de Educação e sob coordenação do Canal Futura, também na AMATRA.

 

Para o dia 28 haverá a oficina sobre o Monitoramento do Plano Estadual de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes: Conquistas e Desafios, organizada pelo Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDECA-RJ). Para concluir, em 30 de maio, o Conselho promove seminário de encerramento das atividades para discutir formas de enfrentamento desta temática, com a participação de profissionais do Sistema de Garantia de Direitos, na sede da OAB. Este evento é aberto ao público e contará também com a participação do artista Ciro Sales, que integra a peça Moléstia, que traz essa temática. Também haverá assinatura do Termo de Colaboração entre CMDCA-Rio e Associação Brasileira das Indústrias Hoteleiras do Estado do Rio de Janeiro (ABIH-RJ), visando reforçar a segurança de crianças e adolescentes contra a exploração sexual e rapto durante hospedagem em hotéis, motéis, pensões ou congêneres. As empresas que aderirem receberão um selo de reconhecimento.