Assembleia extraordinria delibera sobre rea de abrangncia dos CTs de Bonsucesso e Ramos

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA-Rio) realizou no último dia 30 de abril assembleia extraordinária no CASS para reorganizar a área de abrangência dos Conselhos Tutelares de Ramos e Bonsucesso. A comissão eleitoral que cuida do processo de escolha dos conselheiros/as apresentou as dificuldades em relação ao número de candidatos/as inscritos em Bonsucesso em razão da divisão do Complexo da Maré.

Retirando a população do Complexo da Maré, calculada em 120 mil habitantes, a disparidade populacional entre o Conselho de Ramos, que atende a uma população de 460 mil habitantes, e Bonsucesso, que atende cerca de 20 mil, é muito grande.

Com intuito de diminuir a diferença, foi revogada a deliberação 1.229/2017 e reeditada a deliberação 917/2012. Segundo a deliberação aprovada por unanimidade, a abrangência do CT de Bonsucesso: Bom Sucesso, Manguinhos (Leopoldo Bulhões), Complexo da Maré e Cidade Universitária. O CT de Ramos: Brás de Pina, Cordovil, Jardim América, Manguinhos (Av. dos Democráticos), Olaria, Parada de Lucas, Penha, Penha Circular, Ramos e Vigário Geral.

A eleição em nível nacional ocorre no dia 06 de outubro de 2019. O CMDCA-Rio recebeu 1.024 inscrições para concorrer a 190 vagas.