CMDCA-Rio inicia ação para aumentar segurança de crianças e adolescentes no Carnaval

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA-Rio) realiza durante o Carnaval uma ação que visa aumentar a proteção de crianças e adolescentes. Para isso, equipes estarão presentes nos blocos infantis e desfile mirim com objetivo de informar pais ou responsáveis sobre os cuidados necessários para garantir a segurança dos mais jovens, prevenção da exploração sexual infantil, além de distribuir pulseiras de identificação.

 

A iniciativa teve início nesta sexta-feira, dia 01 de março, no Bloco das Carmelitas, em Santa Teresa. O agente de saúde, Glauber Rodrigues, conta que este é o primeiro Carnaval dos filhos gêmeos Natali e Eduardo, de 12 anos.

 

- Acho esta iniciativa muito importante para proteger crianças e adolescentes por aumentar a segurança deles. Eu também fiz o meu papel de pai e, antes de levá-los ao bloco, ensinei meus filhos para que soubessem de cabeça o endereço e telefone de casa – explicou.

 

A ação ocorre em parceria com a Guarda Municipal, a Fundação para a Infância e Adolescência (FIA) e a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH).


- Esta ação, que existe há quatro anos, é de fundamental importância para reforçar o cuidado e proteção de crianças e adolescentes, já que durante o Carnaval eles ficam mais suscetíveis a se perderem. Para se ter ideia do alcance do nosso trabalho, no ano passado distribuímos cinco mil pulseiras – explica a vice-presidente do CMDCA-Rio e integrante da Guarda-Municipal, Carla Marize Augusta da Silva.


Denominado de “Folia Legal”, a iniciativa contará com equipe especializada distribuídas em seis blocos, além do desfile mirim, de sexta a terça-feira de Carnaval e no sábado das campeãs. Para atrair a atenção de criança e adolescente e torná-la mais visível, serão colocados balão e banners nos locais.