Evento ‘Na palma da sua mão tem carinho e atenção?’ premia jovens em concurso cultural
Os jovens mobilizadores da Rede Não Bata, Eduque foram os anfitriões do evento “Na palma da sua mão tem carinho e atenção?”, realizado no último dia 28 de novembro. O evento contou com a presença da defensora pública, Eufrásia Maria de Souza, da presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente do Rio de Janeiro (CMDCA-Rio) e assistente social/São Martinho, Lucimar Corrêa, da pediatra do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), Rachel Niskier, e da professora do Departamento de Serviço Social da UVA, Maria Cristina Salomão.
Idealizadores e organizadores, os jovens convidaram outros jovens e pessoas que defendem os direitos infantojuvenis a participar de um debate sobre participação e prevenção de violência contra crianças e adolescentes, além de assistir a apresentações culturais feitas também por adolescentes.
Concurso Cultural
Foram premiados os finalistas do Concurso Cultural Não Bata, Eduque 2018, que enviaram vídeos de vários estados brasileiros abordando alternativas para educar sem o uso de castigos físicos e psicológicos.
É a segunda vez que a Rede Não Bata, Eduque promove um concurso cultural. Na primeira, foram recebidos desenhos, gravuras, fotografias e vídeos feitos por crianças, adolescentes e jovens. O resultado originou a exposição itinerante “Toda casa tem que ter carinho”, que atraiu mais de 20 mil visitantes em escolas, organizações da sociedade civil e órgãos públicos que atuam na garantia dos direitos de crianças e adolescentes.
Dessa vez, foi privilegiado o envio de vídeos de até dois minutos por pessoas com idades entre 12 e 29 anos incompletos.
Confira a lista de vencedores:
1º. Lugar – Saber Educar (Jaboatão dos Guararapes/PE), formado por:
Iago Henrique Chaves dos Santos
Igor Henrique Chaves dos Santos
Izaias Barbosa da Silva
Ketully Stefane Chaves dos Santos
2º. Lugar – Associação Grupo Esperança – Crianças, mãos e mentes em ação (Poá/SP), formado por:
Giovanna dos Santos Rodrigues
Nadia de Lima da Silva
Richard Israel Taveira Silva
3º. Lugar – Adolescentes em Ação (São Leopoldo/RS), formado por:
Alisson Gabriel Ferreira Santos
Andriele Fernandes de Barros
Débora Fortes de Souza
Luís Fernando Ferreira Santos
Luiz Henrique Rigotti de Paula
Paula Jamile Pereira Carvalho
Vitória Lorena da Silva
Menções Honrosas:
Coletivo Cultura Zona Oeste (Rio de Janeiro/RJ), composto por:
Esther da Silva Dias e Kawany Pedroza Lopes Tomé
Elias Ferreira Silvestre (Rio de Janeiro/RJ – integrante da Instituição São Martinho)
Késia da Silva e Silva (Codó/MA)