XI Conferncia Municipal dos Direitos da Criana e do Adolescente finaliza com eleio de delegados

A XI Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, organizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA-Rio), chegou ao fim neste dia 24 de outubro, após realizar eleição dos delegados que irão representar o município do Rio na esfera estadual, além da apresentação e aprovação das propostas discutidas nos cinco eixos que serão encaminhadas para a Conferência Estadual.

A conselheira do CMDCA-Rio, Maria América Diniz, que coordenou o eixo Participação, Comunicação Social e Protagonismo de Crianças e Adolescentes, fez uma avaliação da discussão.

- O trabalho foi bastante produtivo. Apresentamos 10 propostas coerentes de forma harmônica. Como melhoria, é importante registrar que a maior parte dos participantes ainda desconhece o Estatuto da Criança e do Adolescente, infelizmente – resumiu.

Reforçando o objetivo de fazer das crianças e jovens protagonistas desta conferência, eles também exerceram papel de mediadores e participantes ativos dos debates. Um exemplo é Patrick Medeiros, de 16 anos, que é do RAP da Saúde.

- Eu participei do eixo do Orçamento e Financiamento das Políticas para Crianças e Adolescentes e uma das propostas que apresentamos é de trazer verbas de emendas parlamentares para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade – explicou.

Durante a votação para eleger os delegados que representarão o município do Rio nas Conferências estadual e nacional, os adolescentes solicitaram permissão para incluir jovens que não participaram das pré-conferencias. Isso ocorre porque, em função de muitos jovens não conseguirem dispensa nas escolas para participar do evento, ficou faltando nomear delegados suplentes. A proposta foi colocada em votação pelos outros delegados que concordaram com os fatos apresentados.

Seguindo os regimentos do CONANDA, todas as propostas apresentadas nos eixos foram votadas pelos delegados eleitos durante o evento.

O secretário Municipal de Assistência Social e Direitos, João Mendes de Jesus, encerrou a XI Conferência destacando a importância desta realização.

- Este evento deu espaço a um debate profícuo sobre a garantia de direitos de crianças e adolescentes. O tema escolhido para esta edição é de fundamental importância e merece a atenção de todos. O CMDCA-Rio soube realizar a conferencia de forma louvável e estou certo que as propostas discutidas aqui serão tratadas com a seriedade necessária – afirmou.

Foram eleitos os seguintes delegados titulares:

CMDCA-Rio (governamentais):

- Paula Caldas

- Carla Marisa

- Vania Mara da Silva

CMDCA-Rio (sociedade civil):

- Lucimar Correa

- Maria América Diniz

- Alessandra Pinheiro

Sociedade civil:

- Luiza Martins

- Ursula Ferreira

- Thamires Almeida

- Patricia Ribeiro

- Elenice Barbosa

- Barbara Brandão

Governo:

- Cristiane Brandão

João Martiniano

- Luiza Sena

- Rodrigo de Oliveira

- Debora Melo

- Claudia Cilene

Adolescentes e crianças:

- Thais dos Santos

- Joice de Moraes

- Alexandre do Nascimento

- Rebeca dos Anjos

- Rosana Pereira

- Juan Tavares

- Patrick Pereira

- Josué Castro

- Jenifer Campos

- Lauany Martins

- Juan Cesar

- Yasmim Milany

- Thalita Eloy

- Gustavo Costa

- Sabrina Santos

- Guilherme Leonardo

Sobre o CMDCA-Rio

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente é um órgão criado por lei para formular e deliberar políticas públicas relativas a crianças e adolescentes, em conjunto com as áreas de saúde, meio ambiente, assistência social, educação, entre outras. Controla as ações em todos os níveis e organiza as redes de atenção à população infanto-juvenil, promovendo a articulação das ações, das entidades e dos programas da sociedade civil e dos governos. Em sua trajetória, o Conselho já deliberou a política de atendimento às crianças e aos adolescentes vítimas de violência doméstica, além da política de reordenação dos abrigos no município do Rio de Janeiro entre outras ações. O compromisso do CMDCA-Rio se firma em aproximar as políticas públicas da população em vulnerabilidade, criando uma ligação com a sociedade civil, convidando a conhecer e participar dessas necessidades.

 

Informações à imprensa

Nana Martins - (21) 96903-1313 – e-mail: comunica.rj@savannah.com.br

Gretha Schwerz - (21) 99938 4990 – e-mail: riodejaneiro@savannah.com.br