CMDCA aprova plano de ação 2024 em assembleia ordinária de abril
O CMDCA-Rio realizou, no último dia 10, a assembleia ordinária referente ao mês de abril. Na pauta, destacaram-se pautas como a deliberação do Plano de Ação 2024, a alteração da deliberação do Plano de Aplicação 2023, a deliberação de registros e os informes das comissões e GTs.
Em relação à deliberação do Plano de Ação 2024, os conselheiros reforçaram as linhas de ação já em vigor a serem priorizadas em 2024, quais sejam: apoio socioeducativo em meio aberto; acolhimento institucional ou familiar / guarda subsidiada; enfrentamento às violências sexuais contra crianças e adolescentes; primeira infância; apoio às ações de assistência social, educação, saúde e demais políticas; atendimento do adolescente em cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberta; fortalecimento do direito à convivência familiar e comunitária; crianças e adolescentes com deficiência; informação e comunicação; capacitação e formação continuada e mobilização; orçamento e financiamento; e monitoramento e avaliação.
"Cada uma dessas linhas têm um desdobramento e cada instituição pode dentro do seu escopo estar identificando as linhas de ação para preparar um plano de trabalho e estar apresentando nessas linhas", destacou o presidente Carlos Laudelino.
Na assembleia, também foi feita a aprovação da deliberação nº 1.512/2023, que dispõe sobre alterações no Plano de Aplicação Financeira do Fundo para o exercício de 2023, além da deliberação do registro de entidades de atendimento no CMDCA-Rio. Durante a assembleia, foi feito um minuto de silêncio em respeito às crianças vítimas dos ataques de violência que têm ocorrido em todo o país, a exemplo das crianças que foram assassinadas em ataque a creche no município de Blumenau (SC).