CMDCA-Rio apoia carnaval da Associação Beneficente São Martinho e Rede Local Centro

Após um longo período sem colocar os pés na rua em decorrência da pandemia, o tradicional bloco de carnaval da instituição beneficente São Martinho desfilou nesta quinta-feira (16) com o apoio do Conselho Municipal de Direito das Crianças e dos Adolescentes (CMDCA-Rio). Conhecido por sua alegria e preocupação em sempre trazer temas relevantes nas letras de seus sambas-enredo, o bloco trouxe uma bateria composta pelos beneficiários da instituição.

A conselheira do CMDCA-Rio, Fabiane Soares, do Circo Crescer e Viver, destacou a importância da campanha contra a violência contra crianças e adolescentes, principalmente durante em períodos como o Carnaval. "A cidade inteira está se divertindo e isso é ótimo, mas as crianças ficam muito vulneráveis, seja em decorrência do turismo, seja em decorrência de uma cultura que ainda sexualiza muito as crianças e adolescentes. É fundamental destacar que a responsabilidade por elas é de todos nós" disse.

Já a adolescente Isabella Santos, de 15 anos, ressaltou como é fundamental a divulgação de canais para que as pessoas saibam onde podem fazer a denúncia, caso a violência ocorra. "Muitos ainda não sabem o que fazer quando isso ocorre e a gente acaba ficando mais desprotegido ainda quando quem sofre não denuncia", aponta.

O bloco teve como tema "Viu, sentiu compaixão e ajudou", com comando de Regina Café, percussionista do Bloco Escravos do Ambiente da Secretaria Estadual do Ambiente - SEAS/INEA.

Sobre a São Martinho:

A São Martinho é uma ONG que há 38 anos existe para atender crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social na cidade do Rio de Janeiro. Criada por um grupo de voluntários sensibilizados pela situação que presenciaram, a ONG cresceu e hoje é capaz de oferecer, gratuitamente, serviços como centro de defesa sociojurídica e abordagem de rua, além de projetos como oficinas esportivas, oficina de envelopamento, oficina de canoagem, oficinas de música, projeto de gastronomia educativa, projeto de educação ambiental, laboratório de informática e programa jovem aprendiz.

Confira a letra do samba enredo:

Tema: Viu, sentiu compaixão e ajudou

Eu não sei se você é, mas eu sei que eu sou

Eu sou São Martinho, sou Lapa sou Rio

Alegria e amor (x2)

Obrigado! Obrigado São Martinho por tudo o que realizou**

Em nossas vidas, com muito respeito, por isso eu bato no peito

Carinho e muita gratidão, a São Martinho mora no meu coração!

E vamos! Vamos fazer a nossa parte, cultura e arte

O meio ambiente preservar, cuidando mais da natureza

Alô galera quem quiser chegar! (x2)

Mais um ano se passou e ela não parou

e continua lutando pelos direitos humanos

viu e sentiu compaixão e ajudou

39 anos São Martinho

Te amo, te amo te amo!

Dia não à violência

Gentileza gera gentileza

Feminicídio está demais

A São Martinho pede paz!