Último dia de conferência conta com apresentação de propostas dos eixos
O segundo dia da XII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente do Rio de Janeiro contou com a votação da escolha dos delegados para a conferência estadual, apresentação cultural, a divulgação do nome do novo mascote do CMDCA e a apresentação de propostas pelos eixos para a defesa dos direitos das crianças e adolescentes.
De acordo com a vice-presidente do CMDCA-Rio, Érica Arruda, 2023 será um ano de reconstrução e por isso é tão importante momentos de compartilhamentos como a Conferência Municipal. Já a Coordenadora da Comissão de Políticas Públicas e do eixo 3 da conferência, Danuza do Nascimento de Freitas, ressaltou a importância de garantir o lugar de fala dos adolescentes e do papel dos atores responsáveis em prepará-los para que possam ocupar esses espaços. "Quando há o espaço, a gente percebe que a criança e o adolescente pode ocupar esses espaços de fala e com muita qualidade", disse.
Com um total de 354 votos, sendo desses 158 no Dito, 106 no Ecabot e 90 no Bix, o novo mascote do CMDCA-Rio passa a ser chamado de Dito, com 45% da votação. O nome faz referência ao personagem principal do livro Infância dos Mortos, do jornalista José Louzeiro, inspiração para o roteiro do filme Pixote.
O adolescente Ayran Carlos Martins, de 15 anos, do CRAS Cecília Meireles, ressaltou que a conferência serve, principalmente, para as crianças terem seu próprio lugar de fala. "Eu vim para poder encorajar outros jovens que virão depois de mim", disse.
O último dia de conferência contou ainda com a apresentação do Centro Cultural Liga do Bem que trouxe muita animação para a plateia com a sua apresentação musical.
Delegados - Foram eleitos, para a conferência estadual, cuja data ainda será definida, seis representantes do CMDCA-Rio (governo e sociedade civil); seis representantes governamentais eleitos nas pré-conferências; seis representantes da sociedade civil eleitos nas pré-Conferências; 8 representantes dos Conselheiros Tutelares; dez adolescentes; e três crianças.
Propostas apresentadas - Como propostas, destacam-se as seguintes (para conferir todas, acesse o site): eixo 1, ampliar a oferta de serviço de psicologia para crianças e adolescentes nas clínicas da família; garantindo a intersetorialidade e fortalecendo os serviços de saúde voltados à criança e adolescente; bem como promover ações que combatam a pobreza menstrual; eixo 2, ampliar as ações que combatam a fome e a insegurança alimentar de crianças, adolescentes e suas famílias; eixo 3, criar estratégias de sensibilização e formação para a qualificação da escuta ativa e cuidadosa dos atores do sistema de garantia de direitos, bem como promover o reforço da atuação do Conselho Tutelar, do Ministério Público e órgãos de segurança pública nos processos judiciais que envolvem violações de direitos das crianças e dos/as adolescentes.
Ainda: eixo 4, Fortalecer espaços de participação da população (sociedade civil), incentivando a desburocratização no acesso aos serviços públicos em geral e em situações de emergência e calamidades, aos povos e comunidades originários, para que se tenha respostas institucionais mais rápidas para a proteção, e a articulação interconselhos com a enfoque no recorte étnico racial; e eixo 5, revogação da EC/95 – congelamento dos gastos públicos em políticas sociais públicas.
Para ter acesso a todas as propostas dos cinco eixos acesse aqui.
A lista completa dos delegados que irão representar o município do Rio de Janeiro na Conferência Estadual dos direitos da criança e do adolescente pode ser conferida abaixo:
Delegados para a Conferência Estadual
I – 6 (seis) representantes do CMDCA-Rio (governo e sociedade civil):
1. Márcia Romualdo - Secretaria Municipal de Educação
2. Márcia Rodrigues Pires - Secretaria Municipal de Assistência
3. Marcos Aurélio da Silva Bazém - Guarda Municipal do Rio de Janeiro
4. Edvaldo Alves da Silva - Centro Educacional Anne Sullivan
5. Priscila Pereira da Silva - Fundação Roberto Marinho/FRM
6. Thatyana Siqueira Nunes Frez - Obra do Berço
II – 6 (seis) representantes governamentais eleitos nas Pré-Conferências:
1. Bianca Lessa – 3ª CAS
2. Elina Freitas – 10ª CAS
3. Fernanda Ferraris
4. Ademir Moura – 7ª CAS
5. Flávio Medeiros – 1ª CAS
6. Mozart Tyger
Suplentes: Tatiana Lopes (3ª CAS); Roberta Gomes (9ª CAS)
III – 6 (seis) representantes da sociedade civil eleitos nas Pré-Conferências:
1. Bianca Pimentel de Sena – 99529.2902
2. Crislaine Lima – 99400.7082
3. Anderson Motta da Silva – 98314.0412
4. Antonio Adriano de Carvalho Lima – 99314.0608
5. Joyce Pereira da Silva – 97675.5264
6. Alzira Pereira Peres – 97357.4327
Suplentes: Jurema Teodoro da Silva; Marcos Peres;
IV – 8 (oito) representantes dos Conselheiros Tutelares:
1. Milena Salgueiro de Oliveira – CT Vila Isabel
2. Nailá Cristina Arlindo de Souza - CT Vila Isabel
3. Heitor Esteves – CT Méier
4. Sandra Guedes Teixeira – CT Ramos
5. Lucilene Pimenta dos Santos – CT Coelho Neto
6. Silvia Benito - CT Coelho Neto
7. Cláudia Lima Silva – CT Taquara
8. Fábio Sebadelhe Sales – CT Ilha do Governador
Suplentes: Valéria da Rocha Pedro; Reinaldo de Miranda Neves; Isaías Bezerra de Araújo
V- 13 adolescentes delegados
1.Adriana Monteiro
2. Ana Luiza Cabral CRAS Presidente Itamar Franco
3. Ana Luiza Pequenas Vozes - São Martinho
4. Ayran Carlos Martins - CRAS Cecília Meireles
5. Bruna Marques Costa CRAS Rosani Cunha
6. Cleberson Silva Santos CRAS Cecília Meireles
7. Dandara Cristina França CRAS Maria da Luz
8. Esther Marques de Oliveira CRAS Gonzaguinha
9. José Otávio CRAS Germinal Domingues
10. Luiz França URS Cely Campello
11. Moisés Gabriel Bussons Silva 9ª CAS
12. Paulo Henrique Gonçalves RAS Presidente Itamar Franco
13. Rita de Cássia Lemos CRAS Madureira