CMDCA-Rio dá início a pré-conferências reunindo 3ª e 4ª CAS

O CMDCA-Rio deu início, nesta quarta-feira (21), as pré-conferências relativas a 12ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente no Município do Rio de Janeiro, prevista para ser realizada no final do mês de novembro. Ao todo, serão cinco pré-conferências, que irão ocorrer até o próximo dia 29 deste mês.

A conselheira do CMDCA-Rio, Patrícia Coda, destacou a importância de ouvir as crianças e adolescentes, principalmente tendo em vista o tema central norteador da conferência: "A situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempos de pandemia de Covid-19: violações e vulnerabilidades, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade".

"A gente precisa ouvi-los para ter propostas mais concretas e próximas da realidade, ainda mais nesse contexto pós-pandêmico, onde eles são os principais afetados por toda essa questão ocorrida não só aqui, mas no mundo inteiro", disse a conselheira, acrescentando que a pré-conferência é a pedra fundamental da construção de toda uma discussão que chega a nível nacional.

Já o adolescente Daniel Kauã Gonçalves ressaltou que a pandemia foi, para ele, um momento bastante desafiador, devido à falta de contato físico com outras pessoas e, também, à dificuldade de acompanhar os conteúdos na escola quando as aulas voltaram ao modo presencial. "Mas hoje estou fazendo um curso de programação. Não parei. Ninguém morreu na minha família e tenho que agradecer por isso. Eu tô caminhando, quero subir na vida. Foi um aprendizado valorizar a minha família e porque fiquei longe dos meus amigos", disse.

Para Lílian Mouta, assistente social e coordenadora da 4ª CAS, a participação das crianças e dos adolescentes nas pré-conferências é extremamente importante porque, assim, elas podem expor as violações que foram realizadas e potencializadas durante a pandemia para que assim se possam ser pensadas políticas públicas que possam atendê-las. Já a coordenadora da 3ª CAS, a assistente social Márcia Aciolly, destacou a pré-conferência como importante momento de efetivação do controle social.

Propostas - Ao final da pré-conferência desta quarta-feira (21), cinco grupos apresentaram propostas relativas aos cinco eixos norteadores da Conferência Municipal. As próximas pré-conferências serão realizadas nos dias 27 (1ª e 2ª CAS e 5ª e 6ª CAS), 28 (7ª CAS) e 29 (8ª, 9ª e 10ª CAS).