CMDCA dá início a diagnóstico de crianças e adolescentes no município do RJ

O CMDCA-Rio, em parceria com a empresa Qualitest, deu início ao diagnóstico da situação de crianças e adolescentes na cidade do Rio de Janeiro. O trabalho tem como objetivo dar melhor fundamento à configuração das políticas públicas locais de proteção integral a crianças e adolescentes.

Tendo em vista que se trata de uma realidade complexa, o diagnóstico utilizará como metodologia, além da obtenção de dados secundários e estatísticas, o estímulo dos atores locais, com diálogos colaborativos, análise conjunta e compartilhamento de decisões para o conhecimento da realidade.

De acordo com a conselheira Márcia Pires, no último dia 31 foi realizado o grupo focal, com a participação de 31 pessoas. "O grupo focal ocorreu o com objetivo de realizar pesquisa qualitativa com profissionais de diferentes e diversas instituições integrantes do Sistema de Garantia de Direitos do Município do Rio de Janeiro. O Eixo de discussão foi a Rede de Proteção dos Direitos da Criança e do Adolescente, onde foram identificados obstáculos e/ou impedimentos no funcionamento dessa Rede de Proteção e alternativas para o enfrentamento desses obstáculos", disse.

Embora todas as instituições atuantes no Rio de Janeiro dispõem de dados e informações, esses dados e informações não estão registrados, analisados e sistematizados de forma intersetorial e interinstitucional. A apresentação de um relatório resultante das parcerias e alianças estabelecidas poderá indicar se há dados e informações que requerem maior aprofundamento por intermédio de estudos e pesquisas posteriores e, se as ações desenvolvidas estão coerentes com as principais violações de direitos da criança e do adolescente no município do Rio de Janeiro.

Como primeiro etapa, deu-se início ao envio de questionário a entidades registradas e conselhos tutelares, além do grupo focal. A entrega do relatório final do diagnóstico está prevista para o mês de novembro deste ano.