SMAS e CMDCA-Rio celebram Dia de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Neste 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) realizam 72 eventos em vários pontos da cidade.

Às 9h, os secretários de Assistência Social e de Turismo, respectivamente, Maria Domingas e Antônio Mariano, iniciarão uma campanha de sensibilização da rede hoteleira carioca, no Rio Othon, em Copacabana. A intenção é que a mensagem chegue a 120 hotéis associados ao Sindicato de Hotéis e Meios de Hospedagem do Município do Rio de Janeiro (HotéisRio).

Às 11h, diante do portão principal da Prefeitura, serão aplicados taxi door (adesivos perfurados) da campanha em 25 veículos da Táxi.Rio e distribuídas mensagens para 1,2 milhão de usuários do serviço.

Às 14h, será a estreia dos curtas-metragens “Sapucaí” e “Te Vi na TV”, realizados no lançamento da campanha, há um mês, no Carnaval. Cem crianças e adolescentes assistirão aos filmes no Teatro Miguel Falabella, no Norte Shopping. Lá, elas também estenderão a faixa de dez metros da campanha.

No início da noite, o Cristo Redentor será iluminado com a cor laranja da campanha.

De acordo com estudos feitos pelo CMDCA, baseados em dados do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, no Estado do Rio a taxa de vitimização (índice das tentativas e dos atos consumados) por estupro ou estupro de vulnerável de crianças e adolescentes de zero a 19 anos foi de 58,6% em 2017 e de 83,4% em 2020.

"Proteger nossas crianças e adolescentes é uma responsabilidade de toda a sociedade. Essas situações têm que ser denunciadas. A Assistência Social tem uma rede de CREAS, CRAS, CMDCA e conselhos tutelares, para encaminhar os casos e oferecer os cuidados necessários", disse Maria Domingas, secretária municipal de Assistência Social.

Adolescentes da URS (Unidade de Reinserção Social) Paulo Freire fizeram os curtas-metragens no Sambódromo. Eles integram o time do Inclui Rio, projeto da SMAS que forma cineastas e outros especialistas em artes cinematográficas que vivem ou viveram em abrigos da Prefeitura, em parceria com a ABC Cursos de Cinema e a RioFilme. O coordenador desse projeto é o cineasta Pedro Dannemann. Amanhã os curtas também serão disponibilizados na plataforma digital do projeto: https://linktr.ee/mostraincluirio .

SERVIÇO:

Campanha de sensibilização da rede hoteleira do Rio para combater a exploração sexual de crianças e adolescentes na cidade.
9h – Rio Othon Hotel – Avenida Atlântica, 3264, Copacabana

Adesivação de veículos da Táxi.Rio com perfurados da campanha e distribuição de 1,2 milhão de mensagens.
11h – Portão principal da Prefeitura do Rio
Rua Afonso Cavalcanti, 455, Cidade Nova

Sessão de lançamento dos curtas-metragens do projeto Inclui Rio sobre a campanha de combate à exploração sexual de crianças e adolescentes
14h – Teatro Miguel Falabella
Avenida Dom Helder Câmara, 5332, Norte Shopping, 2º piso

*Adolescentes da URS Paulo Freire estenderão a faixa da campanha aos pés do Cristo Redentor
17h30

* Iluminação do Cristo Redentor com a cor da campanha Maio Laranja
20h

Consulte a programação completa em https://assistenciasocial.prefeitura.rio/18-de-maio/.