INATOS - (CHAMAMENTO PÚBLICO FMADCA Nº 40/2021)
INATOS- Instituto Nacional de Assistência, Trabalho, Oportunidades e Saúde
Projeto Conquistando o Futuro
Objetivo:
Preparar e potencializar 200 adolescentes (100 +100) para inserção exitosa no mercado de trabalho ou para iniciativas empreendedoras.
Atividades desenvolvidas:
Realização de 2 cursos de auxiliar administrativo, com duração de 6 meses cada, totalizando um período de 12 meses. Cada período terá a participação de 100 adolescentes, distribuídos em quatro turmas, sendo duas no turno da manhã e duas no turno da tarde.
Nestes cursos os adolescentes participam de aulas do conteúdo específico em auxiliar administrativo, incluindo questões concernentes ao mundo do trabalho, aulas de informática e aulas do conteúdo básico, que incluem cidadania, ética e temas transversais à realidade de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade socioeconômica. São realizados mergulhos culturais, em complementação as aulas, no sentido de ampliar o universo cultural dos participantes e atividades que contribuem com o pensamento crítico, a curiosidade e a emancipação deste público. Dando suporte ao trabalho com os adolescentes o projeto atua em parceria com as famílias através de palestras, reuniões, atendimentos e encaminhamentos para a rede socioassistencial.
Número de crianças/adolescentes/jovens atendidos:
100 a cada semestre, totalizando 200 ao final de 12 meses.
Faixa etária do público atendido:
14 a 17 anos
Recurso do FMADCA destinado para o projeto:
R$300.000,00 (Trezentos mil reais)
Início do projeto:
19 de setembro de 2022
Pontos fortes e pontos fracos do projeto:
O projeto oferece oportunidades para que os participantes desenvolvam suas habilidades pessoais e profissionais, além de receberem orientações voltadas ao mundo do trabalho, visto que até então a maioria nunca teve acesso a experiências como simulação a entrevistas de emprego, atividades relacionadas a tarefas e ao ambiente de trabalho. As propostas como vídeo debate, dinâmicas de grupo, apresentações culturais desenvolvidas com os adolescentes, além dos mergulhos culturais proporcionam um diferencial ao projeto, visto que despertam o senso crítico, o interesse por temas da atualidade e o envolvimento dos adolescentes em participar ativamente das ações do projeto.
Um dos desafios do projeto é a falta de uma bolsa de incentivo aos adolescentes, visto que vêm de uma situação de vulnerabilidade e muitas vezes são pressionadas pela família e pela sociedade em possuir meios de renda para a satisfação de suas necessidades pessoais e ajuda na renda familiar.
Depoimento:
“No início quando entrei no projeto eu achava que seria chato, porque eu estava numa zona de conforto, mas depois eu vi que as aulas eram bem legais e importantes para o meu aprendizado” – A. 17 anos
“O projeto foi muito importante para eu ocupar meu tempo livre e a minha mente, eu estava entrando num processo de depressão. Eu antes não tinha noção de como me apresentar para uma entrevista de