INSTITUTO PERTENCER -(CHAMAMENTO PÚBLICO FMADCA Nº 40/2021)
PROJETO JOVEM EM AÇÃO
Objetivo:
Preparação e iniciação para o mundo do trabalho
Um programa de Educação Inclusiva
Atividades desenvolvidas:
Capacitação e qualificação de adolescentes em situação de vulnerabilidade social e pessoal, oportunizando acesso a qualificação profissional, mediante curso Introdução ao Mundo do Trabalho – IMT, composto de diferentes módulos, com carga horária total de 150 horas.
Módulos: Comportamento assertivo para o mundo do trabalho; Letramento; Educação financeira; Estimulação cognitiva com a ferramenta programação de enriquecimento instrumental; Empreendedorismo; Geração de renda; Mundo do Trabalho; Orientação de tendências profissionais e criação de currículos; Vivências em laboratórios (espaços temáticos) nas atividades produtivas em gastronomia e gestão.
Número de crianças/adolescentes/jovens atendidos:
50 adolescentes
Faixa etária do público atendido:
De 13 a 17 anos e 11 meses
Recurso do FMADCA destinado para o projeto:
R$ 539.820,00
Início do projeto:
19 de setembro de 2022 a 19 setembro de 2023- 12 meses de duração.
Pontos fortes e pontos fracos do projeto:
Trata-se de jovens em situação de vulnerabilidade social e pessoal, no que tange às políticas de atendimento que necessitam do acesso à uma qualificação social e profissional efetiva. Tais jovens estão na iminência de ingressar no mundo dito “adulto”, sem a devida preparação para os desafios que estão por vir. Eles não identificam as possibilidades profissionais, pois desconhecem as profissões existentes no cenário atual e as tendências profissionais do futuro. Chegam aqui necessitando de desenvolvimento de autoconhecimento, autoestima, além de conceitos e ferramentas técnicas para o mundo do trabalho. O nosso ponto forte está na garantia de exercer uma ação significativa na vida dos jovens que estão inseridos em nosso projeto para que superem as barreiras criadas pela desigualdade de oportunidades. O outro ponto forte está na concepção de inclusão de pessoas com deficiência garantindo as adaptações curriculares, metodológica e avaliativa para esses alunos.
O grande ponto fraco consiste na desigualdade de oportunidades para esses jovens, o que buscamos minimizar com o oferecimento do programa. No entanto, nos sentimos vulneráveis, quanto a garantia da sustentabilidade dos programas, pela dificuldade da pontualidade dos repasses. Creio que essa seja uma vulnerabilidade que vai além do CMDCA-Rio. E sim nas diferentes interfaces na geração dos recursos. Somos gratos pela iniciativa do CMDCA-Rio e torcemos para que os recursos cheguem para garantirmos a EXECUÇÃO COM QUALIDADE.
Depoimento:
" Quero muito agradecer a oportunidade que alcançou minha filha, através do Projeto Jovens em Ação. O projeto chegou como algo transformador na vida dela. Como mãe posso contemplar a contribuição do curso no desenvolvimento diante de seu comportamento comprometido com as aulas do curso e percepção do empenho recebido da equipe docente. Ela se mostra bastante motivada com o conteúdo e a integração vivenciada através do curso. Como mãe deixo aqui minha gratidão ao Instituto Pertencer e ao CMDCA-Rio por apoiar essa iniciativa”.