Serviços
Serviços
Agenda Assembleia
19 de Fevereiro 14 às 17h
12 de Março 14 às 17h
09 de Abril 14 às 17h
14 de Maio 14 às 17h
11 de Junho 14 às 17h
09 de Julho 14 às 17h
13 de Agosto 14 às 17h
10 de Setembro 14 às 17h
10 de Outubro 14 às 17h
12 de Novembro 14 às 17h
10 de Dezembro 14 às 17h

Notícias

28.08.2018

Regiões do Centro, Zona Sul e Tijuca recebem última Pré-Conferência promovida pelo CMDCA



Número de participantes bateu recorde com 280 presentes em maioria crianças e adolescentes Nesta terça-feira, dia 28 de agosto, aconteceu a quinta e última Pré-Conferência promovida pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA-Rio). O evento contemplou as regiões do Centro, Zona Sul e Tijuca e teve recorde de participantes somando 280 pessoas. Crianças e adolescentes exerceram papel de protagonistas dos debates abordados nos cinco eixos temáticos. Leonardo de Menezes, de 15 anos, do CRAS Deputado Luis Eduardo Magalhães, foi um dos participantes.

 - É importante para nós participarmos da Pré-Conferência, principalmente, para ajudarmos outros jovens. Tenho certeza que, se fossemos mais ouvidos pelos adultos, muitas coisas melhorariam, como a educação e a segurança, que são as áreas que eu acho que mais precisam de investimento – reivindicou.

O objetivo principal de cada uma das cinco Pré-Conferências é, a partir da mobilização da representação de órgãos públicos e também da sociedade civil, em cada território levantar os avanços e desafios enfrentados para a efetiva implantação da Política de Atendimento à Criança e ao Adolescente e a Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento das Violências contra o público infanto-juvenil, a partir do fortalecimento dos Conselhos de Direitos.

O evento antecede a XI Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e englobou as Coordenadorias de Assistência Social e Direitos Humanos (CASDHs) 1ª e 2ª.

- Os temas discutidos atingem diretamente os nossos jovens. Espero que saiam daqui diretrizes modernas, eficazes e aplicáveis para que possamos beneficiar este público– afirmou a coordenadora do 1ª CASDH, Jurema Custódio.

O encontro contou com a presença de representantes de entidades ligadas à rede de proteção de crianças e adolescentes, representantes governamentais, além da conselheira do CMDCA-Rio, Paula Caldas, e do conselheiro Andre Rangel, que falou sobre a importância das Pré-Conferências.

- É uma grande alegria ver o auditório lotado de crianças e adolescentes. Isso é de extrema importância para continuarmos o nosso trabalho. Estamos aqui para afirmar o princípio da proteção integral dos jovens, que funciona enquanto lei, mas há muito que se conquistar na prática - explicou.

Na abertura foi realizada uma apresentação do grupo de dança Passinho Carioca e do URS Raul Seixas.

Os resultados de discussões e produções realizados nas cinco Pré-Conferências serão encaminhados para a comissão organizadora municipal, estaduais/distrital dos direitos da criança e do adolescente, 15 dias após a sua realização, bem como, servirão de subsídios para debates nas conferências municipais, estaduais/distrital, regionais e nacional.



voltar