Serviços
Serviços
Agenda Assembleia
19 de Fevereiro 14 às 17h
12 de Março 14 às 17h
09 de Abril 14 às 17h
14 de Maio 14 às 17h
11 de Junho 14 às 17h
09 de Julho 14 às 17h
13 de Agosto 14 às 17h
10 de Setembro 14 às 17h
10 de Outubro 14 às 17h
12 de Novembro 14 às 17h
10 de Dezembro 14 às 17h

Notícias

15.08.2018

Regiões da Barra da Tijuca e Jacarepaguá recebem terceira Pré-Conferência de 2018 promovida pelo CMDCA



Além da discussão dos eixos temáticos e eleição dos delegados, evento contou com apresentação de dança de crianças e adolescentes

A terceira Pré-Conferência promovida pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA-Rio), que aconteceu nesta terça-feira, dia 14 de agosto, contou com a presença maciça de crianças e de jovens, colocando-os no papel de protagonistas dos debates abordados nos cinco eixos temáticos. Jeniffer Portela, de 18 anos, do CRAS Elis Regina, na Cidade de Deus, foi uma das participantes.

- Gostaria de falar para todos os jovens que estão aqui que nunca deixem de sonhar. Isso é algo que ninguém pode tirar de nós. Estou no CRAS Elis Regina há quatro anos e agradeço a todos que acreditaram em mim. Graças a isso, hoje trabalho como jovem aprendiz – relatou.

O objetivo principal de cada uma das cinco Pré-Conferências é, a partir da mobilização da representação de órgãos públicos e também da sociedade civil, em cada território levantar os avanços e desafios enfrentados para a efetiva implantação da Política de Atendimento à Criança e ao Adolescente e a Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento das Violências contra o público infanto-juvenil, a partir do fortalecimento dos Conselhos de Direitos.

O evento antecede a XI Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e englobou as regiões da Barra da Tijuca e de Jacarepaguá, da Coordenadoria de Assistência Social e Direitos Humanos  (CASDH) 7ª.

- Este ano, a Pré-Conferência visa o protagonismo juvenil. É fundamental que eles conheçam seus direitos. Acreditamos que educação, cultura e acesso à informação são caminhos para construção de um país melhor – afirmou a coordenadora do 7ª CASDH, Joelma Ferreira.

O encontro contou com a presença de cerca de 174 pessoas, entre representantes de entidades ligadas à rede de proteção de crianças e adolescentes, representantes governamentais, além da presidenta do CMDCA-Rio e assistente social/São Martinho, Lucimar Correa, e da conselheira Mina Benevello, que falou sobre a importância das Pré-Conferências.

- A presença de crianças e jovens no evento foi grande e é notória a preocupação deles em falar em nome do grupo. Eles vieram para a discussão dos eixos temáticos preparados para os debates e desejando serem ouvidos - resumiu.

Na abertura foi realizada uma apresentação do grupo de dança Team 01 Segundo Movimento, do CRAS Zumbi dos Palmares.

Os temas discutidos na Pré-conferência foram:

- Garantia dos Direitos e Políticas Públicas e Inclusão Social;

- Prevenção e Enfrentamento da Violência Contra Crianças e Adolescentes;

- Orçamento e Financiamento das Políticas para Crianças e Adolescentes;

- Participação, Comunicação Social e Protagonismo de Crianças e Adolescentes;

- Espaços de Gestão e Controle Social das Políticas Públicas de Promoção, Proteção e Defesa das Crianças e Adolescentes.

Os resultados de discussões e produções realizados nas cinco Pré-Conferências serão encaminhados para a comissão organizadora municipal, estaduais/distrital dos direitos da criança e do adolescente, 15 dias após a sua realização, bem como, servirão de subsídios para debates nas conferências municipais, estaduais/distrital, regionais e nacional.

A próxima Pré-Conferência será realizada dia 21 de agosto de 2018, nas regiões Bangu, Campo Grande e Santa Cruz (8ª, 9ª e 10ª CASDHs).

Local: Auditório da Igreja Nossa Senhora do Desterro

Endereço: Rua Amaral Costa, 141 – Campo Grande

Horário: 8h às 13h



voltar