Serviços
Serviços
Agenda Assembleia
19 de Fevereiro 14 às 17h
12 de Março 14 às 17h
09 de Abril 14 às 17h
14 de Maio 14 às 17h
11 de Junho 14 às 17h
09 de Julho 14 às 17h
13 de Agosto 14 às 17h
10 de Setembro 14 às 17h
10 de Outubro 14 às 17h
12 de Novembro 14 às 17h
10 de Dezembro 14 às 17h

Notícias

07.08.2018

Promovida pelo CMDCA-Rio, segunda Pré-Conferência de 2018 contou com participação maciça de jovens



Evento, que englobou a 3ª e a 4ª CASDHs, foi voltado para as regiões do Méier, Ramos e adjacências

A segunda Pré-Conferência promovida pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA-Rio), que aconteceu na última terça-feira, dia 07 de agosto, contou com uma plenária cheia de crianças e de jovens. O evento antecede a XI Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e englobou as regiões do Méier, Ramos e adjacências, das Coordenadorias de Assistência Social e Direitos Humanos  (CASDHs) 3ª e 4ª.

- As Pré-Conferências são de fundamental importância para reflexão das crianças e dos adolescentes sobre o protagonismo juvenil. Precisamos usar espaços organizados como este para significar o valor que esses jovens têm como instrumento de mudança social. Este é, sem dúvida, um local de empoderamento – explicou a conselheira do CMDCA, Micheli Accioly.

O objetivo principal de cada uma das cinco Pré-Conferências é, a partir da mobilização da representação de órgãos públicos e também da sociedade civil, em cada território levantar os avanços e desafios enfrentados para a efetiva implantação da Política de Atendimento à Criança e ao Adolescente e a Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento das Violências contra o público infanto-juvenil, a partir do fortalecimento dos Conselhos de Direitos.

- Este evento é necessário para a construção do direito das crianças e adolescentes e tem como objetivo fomentar a participação deste público, além das instituições públicas e da sociedade civil que trabalham com estas políticas. É a partir dessa construção coletiva de todos os atores envolvidos que torna possível para a cidade do Rio a visualização da realidade de cada local – afirmou a coordenadora do 3ª CASDH, Emilia Maria Nascimento do Araujo.

O encontro contou com a presença de mais de 100 pessoas, entre representantes de entidades ligadas à rede de proteção de crianças e adolescentes, representantes governamentais, além dos conselheiros do CMDCA Paula Caldas, Patricia Coda e da própria Micheli.

Entre os jovens que participaram da segunda Pré-Conferência está a Fernanda Cristina da Silva, de 15 anos, integrante do Serviço de Convivência CRAS Nelson Mandela, e ela falou sobre a importância de se criar espaços de escuta de jovens.

- Quando participamos do serviço de convivência, temos espaço para falar sobre as melhorias necessárias dos direitos das crianças e dos adolescentes, entre elas, o da acessibilidade, pois tenho uma amiga portadora de necessidades especiais e acompanho de perto os obstáculos que ela enfrenta. Outro desafio é a dificuldade que o jovem tem para arrumar emprego, principalmente, se ele for morador de favela - resumiu.

Os temas discutidos na Pré-conferência foram:

- Garantia dos Direitos e Políticas Públicas e Inclusão Social;

- Prevenção e Enfrentamento da Violência Contra Crianças e Adolescentes;

- Orçamento e Financiamento das Políticas para Crianças e Adolescentes;

- Participação, Comunicação Social e Protagonismo de Crianças e Adolescentes;

- Espaços de Gestão e Controle Social das Políticas Públicas de Promoção, Proteção e Defesa das Crianças e Adolescentes.

Os resultados de discussões e produções realizados nas cinco Pré-Conferências serão encaminhados para a comissão organizadora municipal, estaduais/distrital dos direitos da criança e do adolescente, 15 dias após a sua realização, bem como, servirão de subsídios para debates nas conferências municipais, estaduais/distrital, regionais e nacional.

A próxima Pré-Conferência será realizada dia 14 de agosto de 2018, nas regiões da Barra da Tijuca e Jacarepaguá (7ª CASDH).

Local: Complexo Le Monde – Centro de Convenções

Endereço: Av. das Américas, 3500 – Edifício Toronto, Barra da Tijuca

Horário: 9h às 13h

Sobre o CMDCA-Rio

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente é um órgão criado por lei para formular e deliberar políticas públicas relativas a crianças e adolescentes, em conjunto com as áreas de saúde, meio ambiente, assistência social, educação, entre outras. Controla as ações em todos os níveis e organiza as redes de atenção à população infanto-juvenil, promovendo a articulação das ações, das entidades e dos programas da sociedade civil e dos governos. Em sua trajetória, o Conselho já deliberou a política de atendimento às crianças e aos adolescentes vítimas de violência doméstica, além da política de reordenação dos abrigos no município do Rio de Janeiro entre outras ações. O compromisso do CMDCA-Rio se firma em aproximar as políticas públicas da população em vulnerabilidade, criando uma ligação com a sociedade civil, convidando a conhecer e participar dessas necessidades.



voltar