Serviços
Serviços
Agenda Assembleia
19 de Fevereiro 14 às 17h
12 de Março 14 às 17h
09 de Abril 14 às 17h
14 de Maio 14 às 17h
11 de Junho 14 às 17h
09 de Julho 14 às 17h
13 de Agosto 14 às 17h
10 de Setembro 14 às 17h
10 de Outubro 14 às 17h
12 de Novembro 14 às 17h
10 de Dezembro 14 às 17h

Notícias

31.07.2018

CMDCA realiza a primeira Pré-Conferência de 2018



Evento contemplou as regiões de Madureira, Irajá e adjacências e é o primeiro de cinco que irão abranger todas as áreas do município

Nesta terça-feira, dia 31 de julho, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA-Rio) realizou o primeiro evento prévio da XI Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. A Pré-Conferência aconteceu nas regiões de Madureira, Irajá e adjacências das Coordenadorias de Assistência Social e Direitos Humanos (CASDHs) 5ª e 6ª .

- O CMDCA é a instituição responsável por realizar a XI Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e a Pré-Conferência é um evento preparatório que mobiliza diferentes espaços do município. Aqui, serão discutidos temas pertinentes e podemos identificar o nível de mobilização dos envolvidos – adiantou a conselheira do CMDCA, Maria America Diniz Reis.

O objetivo principal de cada Pré-Conferência é, a partir da mobilização da representação de órgãos públicos e também da sociedade civil, em cada território levantar os avanços e desafios enfrentados para a efetiva implantação da Política de Atendimento à Criança e ao Adolescente e a Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento das Violências contra o público infanto-juvenil, a partir do fortalecimento dos Conselhos de Direitos.

A coordenadora do 6ª CASDH, Cristiane Lessa, falou sobre a importância da Pré-Conferência.

- Este evento é fundamental e necessário enquanto espaço para discutirmos as políticas públicas de assistência social das regiões de Madureira, Irajá e entorno respeitando as peculiaridades de cada localidade - afirmou.

O encontro contou com a presença de mais de 100 pessoas, entre representantes de entidades ligadas à rede de proteção de crianças e adolescentes, representantes governamentais, além dos conselheiros do CMDCA, Antonio Junior, Erika Oliveira e a própria Maria Amélia. O grande destaque foi a participação de um grande número de crianças e adolescentes. Entre eles, Rafael de Magalhães Coutinho, de 16 anos, que compôs a mesa de abertura e falou sobre a visão dos mais jovens.

- Acho muito importante que os adolescentes e crianças participem de eventos como este, pois precisamos cada vez mais conhecer os nossos direitos. Os adultos precisam aprender a nos ouvir e respeitar – resumiu.

Os temas discutidos na Pré-conferência foram:

- Garantia dos Direitos e Políticas Públicas e Inclusão Social;

- Prevenção e Enfrentamento da Violência Contra Crianças e Adolescentes;

- Orçamento e Financiamento das Políticas para Crianças e Adolescentes;

- Participação, Comunicação Social e Protagonismo de Crianças e Adolescentes;

- Espaços de Gestão e Controle Social das Políticas Públicas de Promoção, Proteção e Defesa das Crianças e Adolescentes.

Houve também eleição dos delegados, que participarão da etapa municipal. São eles:

  • CASDH 5ª:
Kezia Santos (adolescente)

Paula Borges (não governamental)

Debora Melo Santos (governamental)

  • CASDH 6ª:
Lara Carmo (adolescente)

Rodrigo Fonseca (não governamental)

Ana Paula Xavier (governamental)

Os resultados de discussões e produções realizados nos cinco eventos serão encaminhados para a comissão organizadora municipal, estaduais/distrital dos direitos da criança e do adolescente, 15 dias após a sua realização, bem como, servirão de subsídios para debates nas conferências municipais, estaduais/distrital, regionais e nacional.

A próxima Pré-Conferência será realizada dia 07 de agosto de 2018, nas regiões do Méier e Ramos/adjacências (3ª e 4ª CASDHs ).

Local: Biblioteca Parque de Manguinhos

Avenida Dom Hélder Câmara, n 1184 – Manguinhos

Horário: 14h às 17h

Sobre o CMDCA-Rio

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente é um órgão criado por lei para formular e deliberar políticas públicas relativa a crianças e adolescentes, em conjunto com as áreas de saúde, meio ambiente, assistência social, educação, entre outras. Controla as ações em todos os níveis e organiza as redes de atenção à população infanto-juvenil, promovendo a articulação das ações, das entidades e dos programas da sociedade civil e dos governos. Em sua trajetória, o Conselho já deliberou a política de atendimento às crianças e aos adolescentes vítimas de violência doméstica, além da política de reordenação dos abrigos no município do Rio de Janeiro entre outras ações. O compromisso do CMDCA-Rio se firma em aproximar as políticas públicas da população em vulnerabilidade, criando uma ligação com a sociedade civil, convidando a conhecer e participar dessas necessidades.



voltar