Serviços
Serviços
Agenda Assembleia
19 de Fevereiro 14 às 17h
12 de Março 14 às 17h
09 de Abril 14 às 17h
14 de Maio 14 às 17h
11 de Junho 14 às 17h
09 de Julho 14 às 17h
13 de Agosto 14 às 17h
10 de Setembro 14 às 17h
10 de Outubro 14 às 17h
12 de Novembro 14 às 17h
10 de Dezembro 14 às 17h

Notícias

12.07.2018

CMDCA-Rio promove troca de experiências com o Programa Curumim



Em uma ação conjunta do Grupo de Trabalho (GT) do Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes (CMDCA-Rio) para implementação da Política Municipal de Ações de Apoio Socioeducativo em Meio Aberto a  Crianças e Adolescentes e o curso de Serviço Social da Universidade Veiga de Almeida foi realizada nesta quinta-feira, dia 12 de julho, uma palestra com o tema “Apresentação do Programa Curumim”, ministrada pela assistente técnica do SESC-SP e gestora do programa no estado, Maria Augusta Maia de Araújo.

Tendo em vista que cabe ao CMDCA-Rio a função de propor políticas públicas que melhorem o cuidado à criança e ao adolescente,  compete a este GT estabelecer parâmetros para o desenvolvimento de atividades no período de contraturno, ou seja, fora do horário de aula que vão nortear as instituições ligadas ao Conselho.

Para isso, a experiência do Programa Curumim foi usada como fonte de aprendizado que pode ser adaptado à realidade do Rio de Janeiro.

- Esta palestra é mais uma importante troca de experiências que nos respalda a desenvolver diretrizes que irão nortear as atividades de jovens e crianças em situação de contraturno. Acreditamos que o bom resultado deste trabalho se dá por meio da escuta de todos os envolvidos e não como algo impositivo – explicou a presidenta do CMDCA-Rio e assistente social/São Martinho, Lucimar Correa.

O Programa de Aprendizagem Não Formal do SESC em São Paulo, com mais de 25 anos de existência, é direcionando para crianças de 7 a 12 anos de idade e por meio de brincadeiras, passeios, atividades culturais e esportivas visa contribuir para o desenvolvimento  da autonomia, afetividade, cooperação, senso crítico, cidadania e o respeito pelo próximo.

Sobre o CMDCA-Rio

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente é um órgão criado por lei para formular e deliberar políticas públicas relativas as crianças e adolescentes, em conjunto com as áreas de saúde, meio ambiente, assistência social, educação, entre outras. Controla as ações em todos os níveis e organiza as redes de atenção à população infanto-juvenil, promovendo a articulação das ações, das entidades e dos programas da sociedade civil e dos governos. Em sua trajetória, o Conselho já deliberou a política de atendimento às crianças e aos adolescentes vítimas de violência doméstica, além da política de reordenação dos abrigos no município do Rio de Janeiro entre outras ações. O compromisso do CMDCA-Rio se firma em aproximar as políticas públicas da população em vulnerabilidade, criando uma ligação com a sociedade civil, convidando a conhecer e participar dessas necessidades.



voltar