Serviços
Serviços
Cadastre-se
Agenda Assembleia
13 de Fevereiro 14 às 17h
13 de Março 14 às 17h
10 de Abril 14 às 17h
15 de Maio 14 às 17h
12 de Junho 14 às 17h
10 de Julho 14 às 17h
14 de Agosto 14 às 17h
11 de Setembro 14 às 17h
09 de Outubro 14 às 17h
13 de Novembro 14 às 17h
11 de Dezembro 14 às 17h

Notícias

14.03.2016

CAPACITAÇÃO DOS CONSELHEIROS TUTELARES GESTÃO 2016/2019 - 2ª TURMA



Nesta segunda-feira, dia 14 de março de 2016, teve início a capacitação dos Conselheiros Tutelares suplentes da gestão 2016/2019.

A cerimônia começou com a formação da mesa composta pelas senhoras Ana Garcia (Coordenadora do SIMAS - Sistema Municipal de Assistência Social da Prefeitura do Rio de Janeiro), Cristiane Santana (Conselheira de Direitos SUBDH), Giovana Silva (Pastoral do Menor), Deise Gravina (Presidente do CMDCA) e Luci Pimenta (Presidente da Comissão Eleitoral).

As boas vindas aos novos conselheiros foram dadas pela sra. Giovana Silva que passou também aos conselheiros as normas de utilização dos espaço na Arquidiocese do Rio de Janeiro.

Estendendo as boas vindas, Luci Pimenta tomou a palavra e reforçou ainda dizendo ao auditório “sintam-se vencedores pois vocês trabalharam para estar aqui...”. Luci concluiu sua fala afirmando que “A primeira semana de capacitação foi maravilhosa”, referindo-se à semana anterior.

Ana Garcia do SIMAS disse aos participantes que a imagem do Conselho Tutelar tem que mudar e que “devemos mostrar a Cidade que o Conselho não é um lugar de castigo apenas, mas um lugar de diálogo conforme diz o Estatuto da Criança e do Adolescente”.

Seguiu a cerimônia com as palavras da Presidente do CMDCA, a sra. Deise Gravina saudando novamente os conselheiros presentes, lembrou do esforço para realização da eleição em menos de 3 meses entremeados de feriados e festas. Lembrou que pela primeira vez foi feita uma eleição acessível a deficientes visuais com a parceria do Instituto Benjamin Constant e que esperava com isso dar um paço à diante na inclusão e mudança em processos eleitorais. Deise lembrou ainda sobre as parcerias com a Ordem dos Advogados do Brasil - OAB e com o Tribunal Regional Eleitoral - TRE.

“Essa gestão precisa mudar a imagem de bicho-papão” disse Deise aos novos conselheiros e concluiu sua participação na abertura afirmando: “quem tem o conhecimento tem o poder... ao fim dessa capacitação vocês saberão debater, discutir... serão poderosos”.

Fechando a mesa de abertura, Cristiane Santana da Subsecretaria de Direitos Humanos propôs um trabalho conjunto do Conselho Tutelar com a SUBDH somando responsabilidades. Cristiane propôs ainda “menos culpabilização e mais garantia das crianças e adolescentes aos serviços direcionados a eles”.

 

• Clique e veja a galeria de fotos do primeiro dia da capacitação

 


 

Dia 15 de março de 2016:  

TEMAS:

- Conselho Tutelar: criação, natureza, legislações específicas, estrutura, atribuições e parâmetro s de funcionamento - Sra. Luciana Caiado
- Vinculação dos Conselhos Tutelares à SMDS/SUBDH - Paula Braga
- Rotina de trabalho de um conselheiro tutelar - Conselheiro Tutelar Wilson

 

• Clique e veja a galeria de fotos do da capacitação do dia 15/03/2016

 


 

Dia 16 de março de 2016: 

TEMAS:
- Apresentação do trabalho da SMDS, SUBPSB, SUBDH, SIMAS, Ouvidoria/COR - SUBPSB, SUBPSE, SUBDH E Ouvidoria e SIMAS
- Crianças e adolescntes em situação de rua e acolhimento institucional e familiar - Prof. Maria Cristina Salomão
- O regime discipinar dos Conselheiros Tutelares, infrações disciplinares, penalidades, corregedoria do afastamento e sindicância Conselho Tutelar - Dra. Agnes Mussliner (Promotora da Infância e da Juventude)

 

• Clique e veja a galeria de fotos do da capacitação do dia 16/03/2016

 


Dia 17 de março de 2016: 

TEMAS:
- A rede de atendimento à criança e ao adolescente: principais interloctores do Conselho Tutelar, SGD - diretrizes, atribuições e competências de cada órgão - Defensoria Pública, Vara da Infância e Ministério Públuco - Dra. Eufrasia (Defensoria), Dr. Sergio (Vara da Infância) e Dr. João Carlos Mendes de Abreu (Ministério Público)
- Adolescentes em conflito com a lei e a Rede de atendimento à criança e ao adolescente - Prof. Drª Celeste Anunciata
- O trabalho do DECAV e a relação com os Conselhos Tutelares - Cristina

 

 • Clique e veja a galeria de fotos do da capacitação do dia 17/03/2016

 


 

Dia 18 de março de 2016: 

 TEMAS:

- Competências e interfaces do CMDCA com os Conselhos Tutelares - Deise Gravina
- Competências e interfaces do SUBDH com os Conselhos Tutelares - Ernesto Braga
- Comitê Internacional de Proteção a Criança e ao Adolescente para os Mega Eventos - CEDECA
- Família, Infância e Adolescência e as violações de direitos: questões de gênero, violência doméstica, violência sexual e demais violações de direitos - Paula Caldas

 

  • Clique e veja a galeria de fotos do da capacitação do dia 18/03/2016



voltar