Serviços
Serviços
Cadastre-se
Agenda Assembleia
13 de Fevereiro 14 às 17h
13 de Março 14 às 17h
10 de Abril 14 às 17h
15 de Maio 14 às 17h
12 de Junho 14 às 17h
10 de Julho 14 às 17h
14 de Agosto 14 às 17h
11 de Setembro 14 às 17h
09 de Outubro 14 às 17h
13 de Novembro 14 às 17h
11 de Dezembro 14 às 17h

Notícias

08.03.2016

CAPACITAÇÃO DOS CONSELHEIROS TUTELARES GESTÃO 2016/2019



Começou nesta segunda feira, dia 07/03/2016, na Arquidiocese do Rio de Janeiro, a última etapa da nova formação dos Conselhos Tutelares do Rio de Janeiro. Durante toda a semana os candidatos, titulares e suplentes, que tiveram as maiores votações em suas áreas de atuação, 16 Conselhos Tutelares espalhados por toda a Cidade do Rio de Janeiro, passarão por esta fase que é obrigatória e eliminatória em caso de falta.

O início desta nova fase foi marcado pela mesa composta por Ana Garcia (Coordenadora do SIMAS - Sistema Municipal de Assistência Social da Prefeitura do Rio de Janeiro), Deise Gravina (Presidente do CMDCA), Ernesto Braga (Subsecretário de Direitos Humanos do Município), Dr. João Carlos Mendes de Abreu (Promotor de Justiça da 1ª Promotoria de Justiça e Tutela Coletiva da Infância e Juventude da Capital), Luci Pimenta (Presidente da Comissão Eleitoral) e Regina Leão (Pastoral do Menor).

A sra. Regina Leão passou informações sobre o uso do espaço gentilmente cedido pela cúria do Rio e falou também sobre a importância dada pela Pastoral do Menor às crianças e adolescentes.

A sra. Luci Pimenta reforçou que o trabalho dos conselheiros tutelares renova forças e apelou para o  trabalho em equipe para continuação dos trabalhos desenvolvidos anteriormente.

A cerimônia de abertura continuou com a presidente do CMDCA, dra. Deise Gravina, pedindo foco e a promessa de sucesso na capacitação por parte dos candidatos. Agradeceu a Arquidiocese do Rio na figura da sra. Regina Leão, lembrou do esforço de todos os conselheiros do CMDCA na empreitada da organização e realização da eleição do dia 28/02/2016, sobre tudo tendo apenas 3 meses para realização da votação, período curto e entremeado de datas festivas como o Natal, o Reveillon e o Carnaval. Deise fechou sua fala pedindo a cooperação dos candidatos em favor das crianças e adolescentes do Rio e reafirmou que os conselheiros tutelares podem “contar sempre com o CMDCA”.

O sr. Ernesto Braga, Subsecretário de Direitos Humanos do Município, renovou em seu discurso o compromisso da Subsecretaria com a criança e o adolescente do Rio e concluiu com o elogio as senhoras Deise Gravina e Luci Pimenta “vocês são guerreiras na defesa dos direitos das crianças e adolescentes do Rio”.

O dr. João Carlos Mendes de Abreu, Promotor de Justiça da 1ª Promotoria de Justiça e Tutela Coletiva da Infância e Juventude da Capital, fechou a Cerimônia de Abertura falando sobre sua experiência como pai. “Precisamos de amor e técnica no trabalho com a criança e adolescente”, afirmou o dr. João Carlos.

Na próxima segunda-feira a capacitação recomeça com a segunda e última turma de candidatos que também terão pela frente a jornada de 40 horas fechando o processo de escolha dos Conselheiros Tutelares da Cidade do Rio de Janeiro.

 

• Clique e veja a galeria de fotos do primeiro dia da capacitação

 


Dia 08 de março de 2016: Segundo dia de capacitação

TEMAS:

- Conselho Tutelar: criação, natureza, legislações específicas, estrutura, atribuições e parâmetro s de funcionamento - Sra. Luciana Caiado
- Vinculação dos Conselhos Tutelares à SMDS/SUBDH - Paula Braga

- Rotina de trabalho de um conselheiro tutelar - Conselheiro Tutelar Wilson

 

• veja as fotos do dia 08/03/2016

 


Dia 09 de março de 2016: Terceiro dia de capacitação

TEMAS:
- Apresentação do trabalho da SMDS, SUBPSB, SUBDH, SIMAS, Ouvidoria/COR - SUBPSB, SUBPSE, SUBDH E Ouvidoria e SIMAS
- Crianças e adolescntes em situação de rua e acolhimento institucional e familiar - Prof. Maria Cristina Salomão
- O regime discipinar dos Conselheiros Tutelares, infrações disciplinares, penalidades, corregedoria do afastamento e sindicância Conselho Tutelar - Dra. Agnes Mussliner (Promotora da Infância e da Juventude)

 

• veja as fotos do dia 09/03/2016

 


Dia 10 de março de 2016: Quarto dia de capacitação

 

TEMAS:
- A rede de atendimento à criança e ao adolescente: principais interloctores do Conselho Tutelar, SGD - diretrizes, atribuições e competências de cada órgão - Defensoria Pública, Vara da Infância e Ministério Públuco - Dra. Eufrasia (Defensoria), Dr. Sergio (Vara da Infância) e Dr. João Carlos Mendes de Abreu (Ministério Público)
- Adolescentes em conflito com a lei e a Rede de atendimento à criança e ao adolescente - Prof. Drª Celeste Anunciata
- O trabalho do DECAV e a relação com os Conselhos Tutelares - Cristina

 

• veja as fotos do dia 10/03/2016

 


Dia 11 de março de 2016: Quinto dia de capacitação

 

TEMAS:

- Competências e interfaces do CMDCA com os Conselhos Tutelares - Deise Gravina
- Competências e interfaces do SUBDH com os Conselhos Tutelares - Ernesto Braga
- Comitê Internacional de Proteção a Criança e ao Adolescente para os Mega Eventos - CEDECA
- Família, Infância e Adolescência e as violações de direitos: questões de gênero, violência doméstica, violência sexual e demais violações de direitos - Paula Caldas

 

• veja as fotos do dia 11/03/2016

 



voltar