Serviços
Serviços
Cadastre-se
Agenda Assembleia
13 de Fevereiro 14 às 17h
13 de Março 14 às 17h
10 de Abril 14 às 17h
15 de Maio 14 às 17h
12 de Junho 14 às 17h
10 de Julho 14 às 17h
14 de Agosto 14 às 17h
11 de Setembro 14 às 17h
09 de Outubro 14 às 17h
13 de Novembro 14 às 17h
11 de Dezembro 14 às 17h

Notícias

01.10.2015

Eleição dos conselheiros tutelares: o que você precisa saber para votar


A eleição para os conselhos tutelares do Município do Rio de Janeiro acontece neste domingo, 4 de outubro. Estão aptos a votar todos os eleitores da cidade. A votação acontece das 9h às 17h. O eleitor deve apresentar no posto de votação obrigatoriamente documento oficial com foto (no prazo de validade) e o título de eleitor (ou comprovante de votação).
 
Para saber onde votar, o primeiro passo é identificar   qual é o conselho tutelar que abrange a sua zona e seção eleitoral. Os eleitores poderão exercer o seu voto em qualquer um dos postos de votação da área do conselho tutelar. Veja as Zonas e Seções aqui.
Em seguida, o eleitor deve localizar os endereços dos postos de votação na área do seu conselho tutelar. Veja aqui os endereços dos postos de votação 
O eleitor só poderá votar no candidato cujo conselho tutelar esteja vinculado a Zona e a Seção Eleitoral do eleitor. Veja aqui a lista dos candidatos com seus números por conselho tutelar.

Cada um dos 160 postos de votação terá uma faixa e cartaz contendo nome e número dos candidatos. Cada eleitor só pode votar em um candidato.
 
Caso precise de ajuda, o eleitor poderá solicitar ao mesário para que o auxilie, única e exclusivamente, no processo de digitação da senha para liberação do voto. O mesário deve retirar-se em seguida para que o eleitor possa exercer o voto de maneira secreta. Para o eleitor que declarar não saber assinar o nome, será oferecido o processo de coleta de impressão digital a ser colocada no caderno de eleitor.
 
O voto não é obrigatório, mas é fundamental para a construção de uma sociedade melhor, na qual os direitos de crianças e adolescentes sejam respeitados. Vote bem!



voltar