Serviços
Serviços
Cadastre-se
Agenda Assembleia
13 de Fevereiro 14 às 17h
13 de Março 14 às 17h
10 de Abril 14 às 17h
15 de Maio 14 às 17h
12 de Junho 14 às 17h
10 de Julho 14 às 17h
14 de Agosto 14 às 17h
11 de Setembro 14 às 17h
09 de Outubro 14 às 17h
13 de Novembro 14 às 17h
11 de Dezembro 14 às 17h

Notícias

16.09.2014

Jovens realizam esquete teatral sobre prevenção ao HIV/AIDS e drogas durante assembleia do CMDCA-Rio



A assembleia deliberativa mensal do CMDCA-Rio, realizada no dia 08 de setembro, no Auditório do CASS, contou com momentos importantes como a apresentação sobre o Programa de Ações Integradas e Referênciais de Enfrentamento à Violência Sexual Infanto-Juvenil no Território Brasileiro (PAIR), realizado pelo Coordenador  da Coordenadoria Geral de Direitos Humanos da SMDS, Ernesto Braga, e a esquete teatral "Bobeou Dançou", encenada pelos jovens do Espaço Cultural Fazendo Arte, do Turano.

Ernesto Braga explicou à plenária sobre o PAIR e pontuou suas principais etapas. O programa é uma metodologia de fortalecimento de redes municipais de enfrentamento da violência sexual, através do fomento ao planejamento de ações integradas; elaboração de diagnósticos locais; monitoramento das ações e capacitação de profissionais do sistema de garantia de direitos para a atuação qualificada dentro dos eixos de prevenção; atendimento, defesa e responsabilização; análise de situação e protagonismo juvenil.

Após sua explanação foi a vez dos jovens ocuparem a assembleia para falar de temas como drogas, HIV/AIDS, sexo, gravidez e camisinha. Estes assuntos foram apresentados através de um trecho do espetáculo "Bobeou Dançou",  encenado por meninos e meninas do Espaço Cultural Fazendo Arte, que integra o Centro Comunitário Manoel Vitorino, localizado no Rio Comprido dentro do complexo de Morros do Turano. De maneira criativa e com uma linguagem atual e incorporada aos costumes da juventude, o grupo transmitiu uma importante mensagem sobre prevenção.

"Nossas assembleias têm trazido contribuições importantes como esta. Tivemos hoje mais uma lição com o grupo de teatro. Saímos daqui melhores do que como entramos", destacou José Pinto Monteiro, presidente do CMDCA-Rio, ao final da apresentação.



voltar